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Depois de uma longa espera, o Sal e Brasa Grill Express retorna às suas operações a todo vapor. Após uma série de mudanças e implementações para adaptar-se ao cenário da pandemia, a rede de franquias está pronta para encarar a nova realidade.

Com 90% das suas unidades reabertas em diversos estados brasileiros, o Sal e Brasa Grill Express segue atento à dinâmica das mudanças do cenário para agir e adaptar-se rapidamente. Desde o início da pandemia, a franqueadora buscou antecipar-se e preparar-se. Foram criadas estratégias de suporte ao franqueado e a equipe fez uma grande força-tarefa para se adequar ao cenário que vinha se desenhando.

“Agimos muito rápido e estamos fazendo tudo o que pode ser feito para dar o máximo de suporte aos nossos franqueados. A franqueadora tomou atitudes imediatas e está dando apoio nas mais diversas áreas de gestão para ajudar a todos a superar essa fase. É um momento em que precisamos agir muito rápido, mas é essencial que haja união, discernimento e sabedoria.” – Fernando Ribeiro, Sócio-diretor SB Franquias.

Reabertura das lojas Sal e Brasa Grill Express:

O retorno às operações e implementação do delivery aconteceu de forma gradativa e cautelosa, contando com diversas ações da equipe em busca de alternativas e estratégias viáveis para otimizar as operações e fortalecer o negócio.

“Foi preciso fazer uma análise aprofundada do cenário, não apenas para entender o que estava acontecendo, mas para conseguir traçar as estratégias mais assertivas para minimizar danos e aumentar as chances de sucesso. Nos preparamos para atender e ajudar nossos franqueados a tomarem as decisões corretas”. – Alã Neves, Gerente de Negócios.

Um dos maiores desafios  enfrentados no início da pandemia foi o fato de que não era possível implementar o delivery de forma mais imediata, pois 95% das operações do Sal e Brasa Grill Express estão em Shopping Centers. Além disso, no inicio havia uma série de restrições. Aos poucos, com a flexibilidade dos shopping centers e seguindo os protocolos de higienização e segurança alimentar, é que foi possível implementar o delivery e já vislumbrar o retorno das operações. Agora, com a abertura gradativa dos shoppings, a maioria das unidades Sal e Brasa Grill Express também passa a operar com a opção de Take Away nestas unidades, o que fortaleceu o retorno e as estratégias para ampliar as vendas. A adaptação das unidades Sal e Brasa Grill Express à essa nova realidade se deu com a implementação de protocolos de higienização e segurança alimentar ainda mais rígidos, além de normas e procedimentos mais específicos de combate ao novo coronavírus, como o uso de EPI’s, instalação de proteções aos colaboradores, distanciamento social e manuseio de objetos em geral nas unidades. A comunicação visual também está sendo essencial para auxiliar o consumidor nos PDV’s e facilitar a escolha dos pratos e a compra. Atualmente, o Sal e Brasa Grill Express conta com unidades em operação nos estados da Bahia (8 lojas em operação), Sergipe (1), Pernambuco (9), Paraíba (2), Ceará (8), Maranhão (5) e Pará (1). São 34 unidades, o que representa cerca de 90% das lojas reabertas.

Total apoio ao Franqueado

Para que as reaberturas pudessem acontecer com sucesso e a fim de manter a saúde das unidades, a franqueadora atua com total planejamento e controle. Desde o início, foi estreitada a comunicação com os franqueados; Com a ajuda da tecnologia, reuniões online passaram a ser frequentes, além de trazer convidados de peso para agregar conteúdo e informações em lives educativas e esclarecedoras. A franqueadora vem oferecendo suporte completo ao franqueado em todas as áreas: jurídica, financeira, gastronômica, RH, gestão, projetos e marketing.

“Nosso time se uniu ainda mais para encarar de frente e buscar soluções para enfrentar esta crise, que é global. Essa união de equipe só fortaleceu o sentimento que sempre tivemos: o Grupo Sal e Brasa é uma grande família.” – Fábio Von Flach, Gerente de Projetos e Marketing.

Marketing Estratégico em foco

O marketing tem papel fundamental e estratégico em tempos de crise: além de estar atento aos novos comportamentos de consumo e tendências, precisa manter ativa a comunicação com o consumidor e mostrar como a marca se posiciona e sua responsabilidade diante da situação.

É preciso também entender cada momento pelo qual passamos durante a pandemia e saber se comunicar dentro de cada contexto. Estamos vivendo várias fases durante esses meses e precisamos manter a comunicação alinhada. No início da pandemia, precisávamos entender como o consumidor lidava com toda aquela mudança. Com forte sentimento de medo e voltado às necessidades básicas de sobrevivência, o foco da marca não poderia ser voltado para vendas, porque o momento era de ter um olhar humano sobre a situação. Agora, vivemos uma fase em que as pessoas já tentam se adaptar e querem retomar sua rotina e suas vidas, o que tem estimulado o consumo. Nesse caso, já conseguimos concentrar forças numa abordagem que estimule as vendas, mas mantendo uma linguagem que conecte o consumidor à marca de forma positiva. – Carol Paschoal – Analista de Marketing SB Franquias

A comunicação abraça a abordagem da saudade e, apesar de saber que será amplamente utilizada por outras empresas, entende que a marca é responsável por dar o tom e a personalidade do uso do termo, afinal não há outro que represente melhor o sentimento das pessoas diante deste cenário vivido. A franqueadora também tomou iniciativas para estimular ações locais para suas unidades, permitindo a criação de perfis em redes sociais para cada unidade.

Criamos padrões e disponibilizamos uma série de manuais e ferramentas para os responsáveis pela unidade, além de estabelecermos formas de controle e colocarmos nossa equipe disponível para auxiliar os franqueados. – Fábio Von Flach, Gerente de Projetos e Marketing.

Além disso, a franqueadora também já está com uma campanha publicitária de retorno “engatilhada” para o momento certo. Planejada em conjunto com uma das maiores e mais prestigiadas agências publicitárias da Bahia, a Morya, a campanha promete conquistar o coração e a mente do consumidor neste novo momento.

Expertise no Enfrentamento de Crises

A franqueadora do Sal e Brasa Grill Express possui um histórico de sucesso quando se fala em enfrentamento de crises, pois foi em meio a um forte cenário de crise (2016-2018) que a franqueadora mais expandiu seu crescimento pelo Brasil. Sempre com muita visão, cautela e conhecimento do mercado, alcançou um crescimento sólido e de resultados satisfatórios ao longo dos anos. “Nosso crescimento sempre se deu com ousadia e paixão pelo negócio, mas, acima de tudo, sempre fomos cautelosos quanto à análise de mercado e cenários. Montamos uma equipe estratégica para que esse crescimento seja o mais sólido possível.” – Fernando Ribeiro, Sócio-Diretor SB Franquias.