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Ao pensar em aplicar o dinheiro em uma franquia, é fundamental se preocupar em escolher uma franquia com boa rentabilidade

Entender como funciona e o que é o retorno do investimento, quanto tempo até acontecer e quais as variáveis a interferir nele é um passo extremamente importante. No final, é ele quem diz se o investimento valeu a pena ou não.

Rentabilidade é o cálculo realizado para entender saber foi o retorno sobre o investimento feito em um negócio. Ou seja, é a diferença entre o valor investido e o de retorno da empresa. 

Por exemplo, se para abrir uma franquia o investimento total foi R$100 mil e depois do tempo previsto você recebeu R$ 150 mil, significa que a rentabilidade do negócio foi de 50%.

Diferente da lucratividade, a rentabilidade usa como base de cálculo todos os gastos iniciais, não apenas o capital excedente. Desse modo, o cálculo deve considerar alguns pontos importantes, como os explicados abaixo.

Como saber se uma franquia tem boa rentabilidade

Quem está preparado para comprar uma franquia precisa estar atento em diferentes aspectos. 

Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF),“por alguns motivos a rentabilidade do negócio — é muito importante ressaltar — pode sofrer variáveis”. 

Ela pode mudar de acordo com segmento do mercado, conforme as marcas de um mesmo setor e até mesmo entre diferentes pontos de uma mesma rede de franquias. São muitos fatores que se relacionam com esse valor. 

Por isso, além de procurar por uma marca sólida, em um segmento que possua afinidade, o empreendedor necessita entender como e quando verá seu negócio render.

Como avaliar uma franquia com boa rentabilidade

Antes de iniciar o investimento, veja algumas dicas para entender sobre a rentabilidade de uma franquia.

Tempo de retorno

Cada modelo de negócio possui um tempo estimado para receber o retorno de investimento, que depende do valor gasto inicialmente e também do serviço ou produto comercializado. 

Ou seja, não é só porque o investimento inicial foi menor que este tempo também será, e entender isso é fundamental para elaborar um planejamento financeiro sólido e coerente com a realidade do negócio. 

Por exemplo, a estimativa de retorno de uma franquia Sal e Brasa é de, aproximadamente, 36 meses. 

Efeitos Sazonais

Planejar a melhor época para abrir um ponto é muito importante para conquistar uma rentabilidade estável. 

Não significa que exista um dia certo ou errado, mas a sazonalidade está ligada à relação entre o produto ou serviço e o período do ano, por exemplo. 

Além disso, elaborar um cronograma de marketing e promoção local também pode ajudar você a alcançar uma boa rentabilidade, sem depender exclusivamente do planejamento da franqueadora.

Se pensarmos em uma franquia de shopping, por exemplo, associar promoções aos lançamentos de filmes ou aproveitar o calendário de marketing do shopping pode ser uma boa iniciativa do franqueado. 

Valor do capital de giro

O capital de giro é a diferença entre os valores em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. 

No início do negócio, principalmente no período entre a abertura e o retorno do investimento, ter um capital de giro suficiente para o tipo de negócio é fundamental para o sucesso.

Para isso, realize um bom planejamento e considerando os gastos a curto e a longo prazo, as possíveis entradas de dinheiro e todas as variáveis plausíveis que possam interferir na rentabilidade.

Como o Sal e Brasa garante a boa rentabilidade da franquia

Entendemos que a boa rentabilidade de uma franquia depende do bom relacionamento entre franqueador e franqueado – o trabalho precisa ser contínuo e em conjunto

Assim, com um investimento inicial de R$400 mil (exceto para pontos comerciais), é possível obter um retorno em aproximadamente 36 meses – com faturamento médio de R$165 mil.

Para alcançar esse objetivo, o Sal e Brasa se responsabiliza com as seguintes atribuições:

  • Gestão da marca;
  • Homologação de fornecedores;
  • Políticas comerciais e territoriais;
  • Planejamento de marketing institucional e divulgação nacional;
  • Definição de regras e processos;
  • Desenvolvimento contínuo do modelo.

Do mesmo modo, esperamos que, como franqueado, o empreendedor atue ao nosso lado para garantir uma franquia com boa rentabilidade. Para isso, entendemos como deveres do franqueado:

  • Manter a integridade da Marca com muita responsabilidade;
  • Cuidado com o cliente;
  • Gestão financeira e operacional do negócio;
  • (Re)investimento e manutenção;
  • Marketing local;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de pessoas.

Sabemos que juntos podemos chegar onde quisermos! Seja um franqueado, entre em contato conosco.