Saber como ser um franqueado e conquistar resultados significativos é um caminho que exige esforço e muito trabalho.
Apesar disso, o empreendedor que opta por este modelo de negócio terá ao seu lado todo apoio de uma rede franqueadora, preparada para guiá-lo até o sucesso.
Neste sentido, separamos 10 dicas para você que deseja entender como ganhar dinheiro com uma franquia.
Como ser um franqueado e conquistar resultados
1. Procure um segmento que se identifique
Antes de decidir sobre uma franquia específica é necessário avaliar os segmentos do mercado e escolher aquele que mais se encaixar com sua personalidade.
Se você é apaixonado por moda, o ideal é investir em uma franquia de roupas e acessórios, já para quem gosta de cuidar das pessoas e de uma boa refeição, investir em uma franquia de grelhados pode ser uma boa ideia.
2. Escolha a franquia certa
Segmento escolhido, é hora de decidir a rede de franquias. Neste sentido, busque pela marca que demonstre segurança sobre o negócio e o segmento onde está inserida.
Dê preferência para aquelas que tenham experiência no mercado e possam compartilhar todo seu conhecimento sobre o negócio.
3. Pesquise o histórico da franquia
Para saber se está escolhendo por uma franquia rentável converse com outros franqueados.
Confira se eles recebem todo o apoio necessário da franqueadora, se tiveram o retorno do investimento no tempo previsto e tire todas as dúvidas possíveis.
Para conhecer mais sobre a história da franquia Sal e Brasa, confira o depoimento do franqueado Carlos Medeiros e entenda porque somos uma rede forte que só cresce.
4. Analise os detalhes do contrato
Nem só com números se conquista o sucesso. É preciso prestar atenção em todos os detalhes de cada documento. Isso porque, para crescer de forma sólida e forte existem regras, deveres e direitos que devem ser cumpridos.
Um dos principais documentos é a Circular de Oferta de Franquias (COF), que determina as especificidades de cada modalidade de negócio, bem como a atuação do franqueado. Ela deve ser apresentada 10 dias antes da assinatura do contrato.
Neste sentido, peça ajuda de profissionais (advogados, contadores) para avaliar os acordos e contratos e, se necessário, solicitar ajustes.
5. Aproveite bem o treinamento
É fundamental absorver todo o conhecimento da franqueadora, para tanto participar de todos os treinamentos oferecidos é essencial.
Lembre-se que a rede possui experiência no mercado e já testou diferentes modelos operacionais, portanto sabe o que funciona e o que não.
Exatamente por isso, é responsabilidade dela compartilhar todo o know how e experiência para que cada unidade cresça de forma sólida e estável.
Da mesma forma, é dever do franqueado se empenhar em aprender e desenvolver suas habilidades.
Neste depoimento, o franqueado do Sal e Brasa Grill Express, Marcelo Bossiter, fala como o apoio e treinamento oferecido pela franquia ajudou no crescimento de seu negócio.
6. Efetue um bom planejamento de lançamento
Nesta etapa, seguir as orientações e cronograma oferecido pela franqueadora é primordial.
Exercer todas as estratégias de marketing é fundamental, mas além disso, treine a equipe interna, prepare o estoque e confie na experiência da franqueadora.
Uma boa inauguração marca a memória das pessoas e é muito importante para a reputação da marca e da unidade.
7. Tenha planejamento financeiro
Organize-se financeiramente, tenha um bom controle de gastos e um bom capital de giro.
O retorno de investimento não é instantâneo, considere possíveis imprevistos. Dessa forma, fique de olho no orçamento e não gaste além do planejado.
8. Analise e meça os resultados
Depois de um período, é hora de olhar para trás e avaliar a trajetória do negócio. Ou seja, medir e analisar os resultados – tanto os financeiros, quanto os de gestão.
Existem softwares que automatizam 100% da operação e fornecem métricas para avaliar o crescimento.
Reflita também sobre suas conquistas pessoais para entender se você, como empreendedor, está satisfeito com o andamento de tudo.
Caso exista algo fora do planejado, converse com a rede franqueadora para ajustar cada detalhe.
9. Mantenha bons relacionamentos
A parceria entre franqueadora e franqueado deve ser forte, para que o crescimento também seja. Assim, seja sempre o mais transparente possível, fale dos problemas, mas também ajude a encontrar soluções.
Não crie constrangimentos ou dificuldades desnecessárias, quanto mais sólida for a relação, melhor será a aplicação das estratégias e o retorno financeiro.
10. Multiplique seu negócio
Saber como ser um franqueado de sucesso significa reconhecer a hora de crescer, ampliar seu negócio e multiplicar ganhos.
Assim como Ronaldo Azzolin, franqueado de três unidades Sal e Brasa Grill Express, que vem colhendo benefícios sólidos junto à nossa rede.
Como ser um franqueado de sucesso Sal e Brasa
Vimos que alcançar bons resultados como franqueado passa pela escolha consciente de uma marca forte e sólida no mercado. Ainda, os rendimentos chegam através de um trabalho conjunto e contínuo.
Temos muito orgulho de dizer que somos uma rede de franquias que entrega soluções eficientes para quem deseja investir!
Confira os depoimentos de nossos franqueados e seja um você também!