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Considerar o investimento em uma franquia pode ser a solução para quem deseja investir em negócio estável.

O modelo de negócio do tipo franchising surge em 1850, com a fabricante de máquinas de costura Singer Sewing Machine Company, nos Estados Unidos da América. 

No Brasil, a primeira franquia surge apenas cem anos depois, em 1954, na cidade de São Paulo, com a escola de idiomas Yázigi Internexus.

Com o passar dos anos o sistema de franquias se modernizou, adaptou e cresceu significativamente no país, e no mundo. Isso faz com que o modelo de negócio seja seguro e entregue cada vez mais rentabilidade ao empreendedor

Como funciona o investimento em franquias

O sistema de franquias é um modelo de negócio que funciona a partir da relação entre uma marca e o investidor.

Este relacionamento é baseado em uma interdependência, aonde cada parte precisa cumprir deveres e obrigações para alcançarem o sucesso de vendas.

Neste modelo existe uma rede de franqueados – que representam os investidores e empreendedores que possuem as lojas (físicas ou não) e trabalham efetivamente na venda de produtos ou serviços. 

A outra parte desta relação consiste na rede franqueadora – a marca – responsável por oferecer aos franqueados todo suporte e preparo para a comercialização dos bens e serviços.

Este apoio deve ser fornecido desde o início do investimento e perdura enquanto o relacionamento estiver ativo. Além disso, abrange desde tarefas operacionais do dia-a-dia, até questões administrativas e de gestão financeira. 

A ideia é que franqueado e franquia se sustentem e cresçam juntos, fortalecendo cada vez mais a marca e, portanto, toda a rede.

Como funciona o negócio de franquias no Brasil

No Brasil o sistema de negócio é regulamentado pela Lei n.º 13.966 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o sistema de franquia empresarial.

Dentre diversas especificações a lei diz ser papel do franqueador oferecer ao franqueado:

  • suporte;
  • supervisão de rede;
  • serviços;
  • incorporação de inovações tecnológicas às franquias;
  • treinamento do franqueado e de seus funcionários, especificando duração, conteúdo e custos;
  • manuais de franquia;
  • auxílio na análise e na escolha do ponto onde será instalada a franquia; e
  • leiaute e padrões arquitetônicos das instalações do franqueado.

Ou seja, o investidor é assegurado por lei a receber todo o suporte por parte da rede de franquias.

Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) presta apoio a rede de franquias e franqueados no país desde 1987, sendo uma referência para empreendedores de diferentes segmentos. 

10 motivos para investir em negócio estável de franquias

Escolher empreender em uma franquia, na maioria das vezes, é investir em negócio estável e rentável. Além disso, o sistema oferece ao investidor muitas vantagens e benefícios que tornam a rotina do empreendedor menos estressante.

Neste sentido, conheça 10 vantagens de ter uma franquia:

1. Redução de risco de investimento: franquias são negócios mais seguros, já que a marca entrega ao franqueado um plano de negócio testado e sólido, ajustando-o sempre que necessário.

2. Inovação constante: a rede de franquias está em constante evolução para que os empreendedores possuam o que há de mais moderno e inovador no setor onde estão inseridos. A rede realiza testes e pesquisas, buscando entender e alcançar o desejo dos clientes.

3. Suporte administrativo: o suporte ao franqueado é constante e está regulamentado e previsto na Lei de Franquias.

4. Treinamento especializado: o franqueado recebe treinamento e formação em relação aos processos operacionais do negócio, bem como de reciclagem sempre que um padrão é alterado. 

5. Gerenciamento de controle de qualidade: pensando sempre na qualidade do produto ou serviço entregue ao consumidor final, as franqueadoras realizam visitas e contato constante com as unidades, garantindo o bom atendimento e mantendo o padrão de serviço.

6. Apoio de marketing: a franqueadora deseja que todas as unidades obtenham sucesso, por isso oferece suporte completo no desenvolvimento de estratégias de promoções e propaganda.

7. Marca reconhecida no mercado: a padronização no trabalho de franquias gera confiança e fortalece a marca no mercado.

8. Mais facilidade de atrair o público-alvo: a marca forte e estável atrai mais público e aumenta a rentabilidade do negócio. Além disso, com o apoio da franquia o empreendedor consegue identificar pontos que podem melhorar em sua unidade.

9. Independência econômica: apesar de ser um relacionamento, o sistema de franquias oferece ao empreendedor uma dependência financeira em relação aos outros franqueados. Além disso, cada unidade possui seu CNPJ e razão social, sendo uma pessoa jurídica diferente, desvencilhada do franqueador.

10. Troca de experiência: o sistema de franquias também permite a troca de conhecimento e experiência entre os franqueados, ajudando no fortalecimento da rede.

Sal e Brasa: uma franquia de sucesso e um negócio estável

O Sal e Brasa completa 29 anos de know-how no setor de alimentação. Em 2015 iniciou sua rede de franquias – a SB Franquia – e conta com mais de 50 lojas em todo o Brasil. 

Nossa expertise e crescimento sólido fazem da SB Franquia um negócio estável, com ótimo rendimento. Nossos franqueados recebem apoio permanente, tendo acesso privilegiado a fornecedores especializados.

Além disso, a rede possui um delicioso e excelente mix de produtos e serviços, sendo reconhecida como uma marca sólida no mercado. 

Os franqueados do Sal e Brasa recebem todo o conhecimento necessário para administrarem seu negócio. Entre em contato para conhecer mais sobre o SB Franquias e seja um franqueado.