Em 2021, mesmo no período pandêmico, as franquias de alimentação conquistaram um crescimento de 12,5%. Neste sentido, uma franquia de grelhados pode ser a opção certa para o investidor que busca por um novo negócio.
O segmento de alimentação é um dos mais tradicionais no mercado de franchising, já os restaurantes de grelhados abrangem diferentes perfis de investidores e de consumidores.
Desde pratos rápidos e executivos, até especializados em comida vegetariana – diversos tipos de alimentos podem ser preparados na grelha.
Isso faz deste tipo de franquia uma alternativa atraente para empreendedores que desejam iniciar no negócio estável no ramo de franchising.
Entenda neste artigo como o modelo de venda de grelhados funciona e como começar a investir.
Como funciona uma franquia de grelhados
Assim como outras franquias, a de grelhados funciona com todo apoio e suporte de uma rede franqueadora que cede o direito de uso de imagem.
Neste sentido, a relação é regulamentada pela Lei de Franquias e determinada pelas cláusulas de um contrato e também pela Circular de Oferta de Franquia (COF).
No que diz respeito ao mercado de grelhados, é dever da franqueadora criar e elaborar os pratos do menu, buscar inovações que otimizem a operacionalização do serviço e também oferecer treinamento para os empreendedores de sua rede.
Já as responsabilidades do franqueado incluem gestão de estoque, de equipe, controle de qualidade diária, prezar pelo bom atendimento e zelar pela imagem da marca.
5 Vantagens de uma franquia de grelhados
- Menu para a família toda;
- Mais variedade de produtos;
- Menos desperdício;
- Adaptação do menu com mais facilidade;
- Agilidade no preparo.
Como implementar uma franquia de grelhados
Implementar uma franquia exige cuidados básicos, inerentes a qualquer tipo de empreendimento.
Abaixo separamos 5 pontos de atenção para quem deseja entrar no segmento de alimentação e investir em uma franquia de grelhados.
1. Observe a localização da unidade
O ponto de uma franquia faz toda a diferença para a rentabilidade do negócio.
Como geralmente os restaurantes de grelhados servem pratos executivos, o ideal é estarem localizados em espaços com grande fluxo de pessoas, como em um shopping, por exemplo.
Ainda, avaliar se a unidade está em um local de fácil acesso, com estrutura e comodidade para atender os consumidores é fundamental.
2. Analise o cardápio da rede
O sucesso de todo empreendimento depende diretamente da qualidade do produto ou serviço. Neste sentido, antes de investir em uma franquia de grelhados avalie o menu da rede escolhida.
Confira se existem opções para diferentes perfis de consumidores. Por exemplo, pratos fitness e vegetarianos são um grande diferencial para atrair mais clientes.
Não esqueça dos pratos executivos com grelhados e também da opção para o público infantil – o ideal é ter alternativa para toda a família.
Além disso, cheque os preços dos pratos e entenda se o custo-benefício para o cliente final vale a pena.
3. Estude o negócio
Antes de investir entenda o modelo de negócio – tanto financeiro, quanto operacional. Esses pontos são essenciais para conseguir gerenciar o negócio de forma saudável e sustentável.
Para isso, visite algumas unidades e converse com franqueados da rede, entenda os desafios e como foram superados.
4. Prepare-se
O dever do franqueado é realizar uma boa gestão da unidade. Isso é, cuidar do estoque de insumos e ingredientes, assegurar bom atendimento aos clientes – rápido e eficiente – e garantir o preparo correto dos pratos.
Assim, atender aos treinamentos proporcionados pela franqueadora e buscar meios próprios de desenvolver suas habilidades é um dos pontos principais para desenvolver seu negócio.
5. Trabalho, empenho e dedicação
Investir em uma franquia de grelhados exige trabalho constante e em parceria com a franqueadora.
A busca por inovação e melhorias é responsabilidade da rede, mas o franqueado deve sempre manter-se ativo, estudando e dedicando-se para que sua unidade prospere.
O modelo de negócio de franchising é a união de forças para o crescimento de todos.
Por que escolher o Sal e Brasa
Com 29 anos de tradição, o Sal e Brasa oferece aos seus franqueados todo o know-how e expertise adquirido no segmento de alimentação.
Nossa rede possui um cardápio variado de bovinos, aves, saladas, petiscos, sanduíches e massas. Com pratos elaborados e pensados para clientes diversos, sem esquecer das crianças – com o menu kids.
Nosso excelente mix de produtos e serviços, garante ao franqueado uma ótima rentabilidade e retorno de investimento em 36 meses.
Oferecemos todo o apoio necessário para cada franqueado crescer sempre e entregamos na ponta produtos e atendimento de alta qualidade, com excelentes preços.
Seja um franqueado Sal e Brasa